sexta-feira, 13 de novembro de 2009

13 de Novembro de 1975 - Vulcão causa morte e destruição na Colômbia




Cerca de 25 mil pessoas morreram, pelo menos 50 mil perderam suas casas e milhares ficaram feridas quando o vulcão Nevado del Ruíz - inativo há 140 anos - entrou em erupção, derreteu sua capa de neve perpétua e provocou um aluvião que atingiu 10 cidades da Colômbia, soterrando a de Armero, que tinha 51 mil habitantes. O vulcão fica a 5 mil e 400 metros de altitude, na Cordilheira Central de Andes, a 200 km a noroeste de Bogotá. Dezoito horas depois da tragédia, o Nevado del Ruíz começou a expelir lava.

- Armero desapareceu do mapa - disse o piloto comercial, Jorge Rivera, que sobrevoou a região. Quatro horas antes de Armero ser arrasada, houve "uma explosão tremenda" e as autoridades tentaram retirar a população da região, mas poucas pessoas acreditaram que uma tragédia pudesse ocorrer, informou um padre na vizinha cidade de Murilli. De acordo com o padre, cinzas cobriram tudo e a explosão foi às 22h30min (hora local).

- Ouvi um ruído como se fosse uma poderosa locomotiva a toda a velocidade e logo senti a água em meu colo. Depois fui resgatado por pessoas que estavam na estrada - disse um sobrevivente em Chinchiná, uma das cidades mais atingidas do Estado de Tolima.

Cerca de 150 mil pessoas foram atingidas pelo aluvião canalizado pelos rios Chinchiná, Laguilla, Guali, Cloro e Molino. Todos os peixes morreram envenenados pelo enxofre. As águas do rio Guali, naturalmente represadas, ainda ameaçavam provocar um novo aluvião sem que as autoridades soubessem como retirar da região cerca de 60 mil pessoas. As estradas foram cortadas por quedas de pontes ou estavam inundadas.

Impotente diante da tragédia, o governo da Colômbia pediu que a Organização das Nações Unidas para Socorro em Casos de Catástrofe (UNDRO) coordenasse os trabalhos de ajuda às vítimas. O presidente da Colômbia, Belisário Betancur criou a Comissão Nacional de Emergência, integrada por representantes do Governo, Forças Armadas, Cruz Vermelha e Defesa Civil, antes de se dirigir para a localidade de Lerida, a 15 km de Armero, onde coordenaria os socorros com os ministros da Defesa, da Saúde e da Agricultura. A Comissão declarou zona de emergência em um raio de 180 quilômetros em torno do vulcão, pondo a região sob controle militar. A Comissão também proibiu o tráfego aéreo e terrestre na área e requisitou helicópteros de empresas particulares para apoiar os da Força Aérea.

Histórico de desastres
Terríveis e imprevisíveis, as erupções vulcânicas têm destruído povoados humanos desde o início do mundo. A mais potente erupção vulcânica dos tempos modernos ocorreu em 1883, na ilha de Krakatoa, na Indonésia, e, segundo estudos, foi equivalente à explosão de quase 30 bombas de hidrogênio. Gases, lava e um gigantesco maremoto mataram mais de 36 mil pessoas. Já a maior erupção vulcânica em termos de matéria expelida foi a do vulcão Tambora, no Leste de Báli, também na Indonésia, em 1815, que matou na hora 12 mil pessoas e, indiretamente e a curto prazo, mais 80 mil de inanição. Em 1902, o Monte Pele na ilha Martinica, nas Antilhas, entrou em erupção, causando a morte de 38 mil pessoas, das quais 29 mil eram habitantes da aldeia de Saint-Pierre, tornando-se a maior erupção vulcânica em número de mortos da história. O primeiro relato escrito de uma testemunha de uma erupção vulcânica foi o de Plínio, o Jovem, depois que o Vesúvio soterrou com lava as cidades de Pompéia e Herculano, em 79 a.C .


Acontecimentos importantes


1002 - O rei Ethelred II ordena a eliminação das comunidades Vikings existentes na costa da Inglaterra.
1615 - Fundada a cidade de Cabo Frio.
1833 - Chuva de estrelas: efeito da queda de meteoros (estrelas cadentes) é visto do Canadá até o México.
1898 - Estréia do Vasco da Gama na categoria regata.
1945 - Etiópia e Panamá são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1965 - Instituída lei que cria o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil.
1971 - Sonda Mariner 9 entra na órbita de Marte.
1980 - Restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos, mantidos os mandatos em curso (Golpe militar de 1964).
1985 - Erupção vulcânica do Nevado del Ruiz, nos Andes, soterra a cidade de Armero, na Colômbia.
1994 - A Suécia decide entrar para a União Europeia após um referendo.
1994 - Os primeiros passageiros viajam pelo Túnel da Mancha.
1994 - Michael Schumacher alcança o seu primeiro título mundial de Fórmula 1 no Grande Prémio da Austrália.
2001 - Tropas da Aliança do Norte tomam o controle de Cabul.
2009 - NASA descobre água em marte.


Feriados e Eventos 


Cabo Frio - RJ - Brasil.
Palmelo - GO - Brasil.


Falecimento
                                                  
Morreu hoje Mara Manzan, brilhante atriz que nos últimos anos vinha lutando contra um câncer no pulmão, ela faleceu aos 57 anos de falência pulmonar, no Hospital Rios d'Or. Este espaço que coloquei sobre seu falecimento é uma forma de homenagear uma atriz que encantou não somente a mim, mas a milhões de brasileiros com seu jeito irreverente e contagiante. Perdemos mais uma grande atriz, fica aqui minha homenagem.


Carreira na Televisão
1994 - A Viagem .... Edméia
1996 - Salsa e Merengue .... Sexta-feira
1998 - Hilda Furacão .... Nevita
1998 - Pecado Capital .... Alzira
1998 - Você Decide .... Marly
1999 - Ô Coitado .... Cráudia
1999 - Terra Nostra .... costureira do vestido de Giuliana
2001 - O Clone .... Odete
2003 - Kubanacan .... Agatha
2004 - Da Cor do Pecado .... cliente de Pai Helinho
2004 - Senhora do Destino .... Janice
2005 - América .... mãe de Creuza
2006 - Cobras & Lagartos .... Marilene
2007 - Duas Caras .... Amara
2009 - Caminho das Índias .... Dona Ashima.


Fontes


www.google.com.br
www.wikipedia.org
www.jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário